terça-feira, 9 de dezembro de 2008

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Músicas de Natal Inesperadas!!!

Sugestões de músicas para o Natal pelo Prof. Pedro Carvalho.
Tarja -“Henkais Ikuisuudesta”
Conhecida por ser a ex-vocalista do grupo de metal Nightwish, Tarja Turunen é também uma das mais importantes sopranos finlandesas. Ainda durante a sua estadia no citado colectivo editou um dos mais belos álbuns de Natal. Com base na criação natalícia do compositor clássico finlandês, Jan Sibelius e em temas tradicionais do seu país, a belíssima voz de Tarja eleva-nos a um patamar único de meditação e introspecção. Acompanhada por sublimes passagens ora de piano ora sinfónicas e orquestrais, Tarja dá largas à sua grande capacidade vocal e ainda tem tempo para revisitar algumas das canções de Natal que mais vezes ocuparam os nossos corações: Avé Maria, de Franz Schubert, Happy Christmas (War Is Over), de John Lennon ou Happy New Year, dos ABBA. Um álbum que, no seu país atingiu a marca de platina.

CD Henkais Ikuisuudesta,(2006, Spinefarm/Universal)
Somente disponível em Portugal em versão de importação.
Blackmore’s Night-“ Winter Carols”
Ritchie Blackmore tornou-se conhecido no mundo do rock por ter sido um dos fundadores dos lendários Deep Purple. Agora já bem entradote na idade e acompanhado da sua esposa Candice Night, descobriu as virtudes do folk/medieval. Em Winter Carols, o duo recria uma conjunto de canções bem conhecidas de Natal adicionando-lhes uma outras mais desconhecidas dando origem um álbum simples, onde a guitarra acústica e a voz quente e doce de Candice Night associadas a instrumentos tradicionais celtas/medievais se mostram a banda sonora ideal para uma ceia de Natal calma e relaxante.
CD Winter Carols, (2006, Steamhammer)
Trans-Siberian Orchestra – “Christmas Eve And Other Stories”, “The Christmas Attic” e “The Lost Christmas Eve”
Jon Oliva, o cérebro criador de grupos como os Savatage, juntou-se ao veterano produtor Paul O’Neill e ao maestro Robert Kinkel para criar a Trans-Siberian Orchestra com o propósito de lançar um álbum de Natal. Este projecto teve tanto sucesso, principalmente nos EUA, que a sua banda principal foi ficando para trás e acabaram por lançar três (!!) álbuns de Natal e um sobre a vida de Ludwig Van Bethoven (que hoje não nos interessa). Nestes três CD’s de Natal, verifica-se o recurso a canções tradicionais da época com arranjos muito próprios juntamente com a adaptação de alguns temas clássicos bem conhecidos bem como alguns originais, mas sempre com a temática natalícia como pano de fundo. A roupagem dada a estas canções abrange campos tão díspares como o pop, rock, metal, clássico, jazz e até gospel! Uma paleta colorida para a qual muito contribui uma diversidade de instrumentistas e vocalistas assombrosa, oriundos dos mais diversos quadrantes musicais, que ajudam a que cada tema tenha uma identidade muito própria.
CD Christmas Eve And Other Stories (1996, Lava), The Christmas Attic (1998, Atlantic) e The Lost Christmas Eve (2004, Lava)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

E a História não termina assim…




Em Novembro de 2008 recordamos os 70 anos da “Noite de Cristal” (Kristallnacht”), com uma exposição de 18 cartazes, divididos em quatro temas centrais:
A. Cartazes 1 a 3:“Os Judeus da Alemanha no período de Weimar”;
B. Cartazes 4 a 7, 12 e 14: “A política antijudia na Alemanha Nazi entre 1933 e 1938”;
C. Cartazes 8, 9, 11 e 13: “A reacção judia e a política antijudia nazi”;
D. Cartazes 15 a 18: “Noite de Cristal, 8-9 de Novembro de 1938”
O material exposto, juntamente com a projecção de um pequeno documentário sobre o tema, visa dar a conhecer aos nossos alunos, os actos violentos que tiveram lugar no terceiro Reich Alemão (Alemanha e Áustria) nos dias 9 e 10 de Novembro de 1938, que marcaram uma viragem fundamental na vida dos judeus.
A Noite de Cristal, marcou o início da marcha macabra para uma das páginas mais negras da História da humanidade. As populações judaicas foram vítimas de atentados e ataques continuados nas ruas, em suas casas e nas sinagogas, naquele que seria o maior pogrom da história. Pelo menos uma centena de judeus foram assassinados e largas centenas ficaram feridos; mais de mil sinagogas foram incendiadas; perto de 8 mil lojas e escritórios propriedade de judeus foram pilhados e destruídos; cemitérios e escolas judaicas foram vandalizados; mais de 30 mil judeus foram presos e enviados para campos de concentração.
Esta foi a primeira actividade ligada ao tema do Holocausto, mas outras, terão lugar na nossa Biblioteca ao longo deste ano lectivo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Diálogo Intercultural: a riqueza da diversidade




A biblioteca escolar participou neste encontro debate.

Foi apresentada a lenda de Timor por um grupo de alunas do nono ano turma B (Ana Moreira, Lídia Loureiro, Camila Souto, Catarina Pinto e Cristiana Pereira) e do décimo segundo ano turma C (Ana Duarte).

Parabéns pela Vossa entrega e entusiasmo!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Convite

Esperamos por todos os novos professores da nossa escola para que possam conhecer todos os recursos que pomos à sua disposição. Contamos também com as suas sugestões para tornar ainda melhor este espaço que é de todos nós.

Album do Mês de Novembro

Deolinda

Nome curioso pois não é de uma pessoa mas sim de uma banda ou, melhor dizendo, de um projecto musical português que se destaca por conseguir trazer a tradição do fado para a modernidade. Uma sonoridade diferente complementada por uma imagem original. Um nome a reter e um percurso a seguir com atenção.

Esta é o texto de apresentação que podem encontrar no espaço da banda no Myspace:

"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho..."

Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa (MPP), inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Decorreu hoje na nossa Biblioteca a mini-oficina de escrita emocional e leitura criativa: O Planeta Almalavras. Nesta actividade estiveram envolvidos alunos desta Escola bem como alunos e professores da Escola E.B. 2,3 de Castro Daire.

Esta oficina combina a escrita emocional e a leitura criativa numa viagem ao planeta onde existem as Almalavras: as palavras da alma. Técnicas de relaxamento permitem navegar nas sensações que as palavras despertam no corpo e na mente dos participantes. Descobrir o poeta interior, descobrir as formas de diálogo interno na construção do Eu sensível. Depois é brincar com a escrita partilhada e a leitura emparelhada para ter vontade de aprender e conhecer.

Concepção e realização: Paulo Condessa.

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Palavras para quê?
Um NOTÁVEL exemplo de iniciativa, generosidade e crença inabalável no poder dos livros. Tão a propósito quando se assinala o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares!!

http://www.nytimes.com/slideshow/2008/10/19/world/20081020BURRO_index.html--

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Death Magnetic

Uau!!! Sejam bem vindos de volta meus senhores! Cinco anos após o fiasco que foi St. Anger e quase 20 anos após o seu último registo digno de realce (o Black Album), este regresso dos Metallica vem demonstrar que, afinal, os reis ainda dominam. Com uma sonoridade próxima dos míticos e seminais Master Of Puppets e And Justice For All, o quarteto regressa em força e com força, apresentando um conjunto de temas rápidos, demolidores, com monstruosos solos e estonteantes longas partes instrumentais. Um inegável petardo de speed/thrash metal claramente apontado às cabeças dos mais incautos. Em alguns momentos (Cyanide ou The Judas Kiss, por exemplo) a crueza da sonoridade remete-nos, eventualmente para algumas das suas influências punk, mas é no seu som tipicamente pesado, balanceado, por vezes sujo, que se pode notar o regresso às origens. Todavia, um regresso em que não se notam sinais de parecerem datados ou ultrapassados mas apresentando um som perfeitamente actual, moderno, com uma produção poderosa (cortesia de Rick Rubin). E numa altura em que parece que tantas bandas descobriram o thrash metal dos anos 80 do século passado, são precisamente os Metallica a mostrarem como isso se faz bem, dando uma verdadeira lição de mestre aos seus pupilos. Mas no meio do desenfreado corropio de temas fortes ainda sobra tempo para seduzir, como acontece com a terceira parte da saga The Unforgiven, onde um inicio orquestrado e com um doce piano cria o ambiente necessário para um dos mais belos temas da carreira da banda. O recurso aos instrumentais volta a acontecer. Desta feita, em Suicide & Redemption, um digno sucessor de Orion. Mas há muito mais para se deliciar, num álbum claramente orientado para as guitarras, com os ritmos, os riffs, as harmonias e os solos num plano único de intensidade. Senão ouçam The End Of The Line, All Nightmare Along ou The Day That Never Comes.
Nota : 18,7
Texto do Prof. Pedro Carvalho

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Será que os livros vão acabar???

A Amazon, a maior loja online de livros, DVD e outros artigos lançou uma nova forma de ler. Chama-se Kindle e é um leitor de livros, blogs, revistas, jornais, entre outros. Será que vai convencer? Vejam como funciona e deixem a vossa opinião por aqui.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Novo Ano Lectivo

Olá a todos.
Cá estamos para mais um ano cheio de novidades e actividades.
Vem até à tua biblioteca para conheceres os novos títulos da nossa colecção. E para abrir o apetite dá uma olhada aos destaques já a seguir.
Bom ano

Novas Leituras Mês de Setembro

Autor: Sarah Addison Allen

Título: O Jardim Encantado
Sinopse: Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam...

Autor: Nuno Crato

Título: A Matemática das Coisas
Sinopse: Agora galardoado com o European Science Award na categoria de Melhor Comunicador do Ano, um novo livro de Nuno Crato dedicado às histórias matemáticas, como por exemplo histórias de confusões nas auto--estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana. Enfim, histórias acerca da beleza da matemática, contadas para que todos a entendam e se entusiasmem.

Autor: John Banville

Título: O Mar
Sinopse: Banville narra a história de Max Morden e da sua viagem a uma cidade do litoral na Inglaterra onde costumava passar as férias de verão. Conhece a família Grace: os gémeos Myles e Chloe, os pais Carlo e Connie, e a governanta Rose. O relacionamento de Max com os Grace mostra um período de descobertas variadas, típicas da fase de crescimento do mundo infantil para o mundo adolescente. Uma mistura de sentimentos, de experiências, de vivências desenrolam-se.

Autor: José Luís Peixoto

Título: Cemitério de Pianos
Sinopse: Numa Lisboa sem tempo, entre Benfica e o centro, nascem, vivem, sonham, amam, casam, trabalham e morrem as personagens deste livro. No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Valor das Palavras

Há palavras que fazem bater mais depressa o coração - todas as palavras - umas mais do que outras, qualquer mais do que todas. Conforme os lugares e as posições das palavras. Segundo o lado d'onde se ouvem - do lado do sol ou do lado onde não dá Sol.

Cada palavra é um pedaço do universo. Um pedaço que faz falta ao universo. Todas as palavras juntas formam o Universo.

Almada Negreiros, A Invenção do Dia Claro


Nova Biblioteca na Escola Básica

No dia 12 de Dezembro passado a Escola Básica de Castro Daire inaugurou a sua nova Biblioteca Escolar. Os nossos parabéns!!!!


Projecto Xleituras

Um grupo de professoras da nossa escola, no âmbito de uma acção de formação, promoveu um projecto de leitura que, com a preciosa e imprescindível ajuda dos nossos alunos, levou a leitura até à comunidade. Na várias sessões promovidas os livros e a palavra falada foram até locais tão diferentes como o Centro de Saúde, o Centro de Dia ou o Cabeleireiro Eulália. Uma experiência diferente e inovadora que agradou a todos os que nela participaram e a todos os que foram surpreendidos. Uma experiência a repetir!

Projecto Leitura Biblioteca
View SlideShare presentation or Upload your own.

Exposição 25 anos

Durante os meses de Novembro e Dezembro a nossa Bib recebeu a exposição comemorativa dos 25 anos da nossa escola. Um mostra fotográfica que representa uma pequena parte da história de todos os que por aqui passaram.



Para ver mais visita o site da nossa escola em http://www.esec-castro-daire.rcts.pt/

Poesia com Pedro Lamares


No dia 22 de Outubro passado, data em que se comemora o dia das Bibliotecas, recebemos a visita do actor Pedro Lamares que presenteou três das nossas turmas com uma fantástica sessão de leitura. Uma experiência largamente apreciada pelos nossos alunos que esperam voltar a repeti-la. Esta foi mais uma actividade promovida com a colaboração da nossa Biblioteca Municipal e da sua directora, Drª. Marta do Carvalhal.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Convite

Encontrado num passeio pela net. Digam lá se não é fantástico?

É aqui que vivemos! Fantástico!!!


This Is Where We Live from 4th Estate on Vimeo. Encontrámos AQUI