segunda-feira, 24 de novembro de 2008

E a História não termina assim…




Em Novembro de 2008 recordamos os 70 anos da “Noite de Cristal” (Kristallnacht”), com uma exposição de 18 cartazes, divididos em quatro temas centrais:
A. Cartazes 1 a 3:“Os Judeus da Alemanha no período de Weimar”;
B. Cartazes 4 a 7, 12 e 14: “A política antijudia na Alemanha Nazi entre 1933 e 1938”;
C. Cartazes 8, 9, 11 e 13: “A reacção judia e a política antijudia nazi”;
D. Cartazes 15 a 18: “Noite de Cristal, 8-9 de Novembro de 1938”
O material exposto, juntamente com a projecção de um pequeno documentário sobre o tema, visa dar a conhecer aos nossos alunos, os actos violentos que tiveram lugar no terceiro Reich Alemão (Alemanha e Áustria) nos dias 9 e 10 de Novembro de 1938, que marcaram uma viragem fundamental na vida dos judeus.
A Noite de Cristal, marcou o início da marcha macabra para uma das páginas mais negras da História da humanidade. As populações judaicas foram vítimas de atentados e ataques continuados nas ruas, em suas casas e nas sinagogas, naquele que seria o maior pogrom da história. Pelo menos uma centena de judeus foram assassinados e largas centenas ficaram feridos; mais de mil sinagogas foram incendiadas; perto de 8 mil lojas e escritórios propriedade de judeus foram pilhados e destruídos; cemitérios e escolas judaicas foram vandalizados; mais de 30 mil judeus foram presos e enviados para campos de concentração.
Esta foi a primeira actividade ligada ao tema do Holocausto, mas outras, terão lugar na nossa Biblioteca ao longo deste ano lectivo.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Diálogo Intercultural: a riqueza da diversidade




A biblioteca escolar participou neste encontro debate.

Foi apresentada a lenda de Timor por um grupo de alunas do nono ano turma B (Ana Moreira, Lídia Loureiro, Camila Souto, Catarina Pinto e Cristiana Pereira) e do décimo segundo ano turma C (Ana Duarte).

Parabéns pela Vossa entrega e entusiasmo!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Convite

Esperamos por todos os novos professores da nossa escola para que possam conhecer todos os recursos que pomos à sua disposição. Contamos também com as suas sugestões para tornar ainda melhor este espaço que é de todos nós.

Album do Mês de Novembro

Deolinda

Nome curioso pois não é de uma pessoa mas sim de uma banda ou, melhor dizendo, de um projecto musical português que se destaca por conseguir trazer a tradição do fado para a modernidade. Uma sonoridade diferente complementada por uma imagem original. Um nome a reter e um percurso a seguir com atenção.

Esta é o texto de apresentação que podem encontrar no espaço da banda no Myspace:

"O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida bizarra dos vizinhos. Vive com 2 gatos e um peixinho vermelho..."

Deolinda é um original projecto de música popular portuguesa (MPP), inspirado pelo fado e as suas origens tradicionais. Formado em 2006 por 4 jovens músicos com experiências musicais diversas (jazz, música clássica, música étnica e tradicional), procuram, através do cruzamento das diferentes linguagens e pesquisa musical, recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às composições originais do grupo.

É aqui que vivemos! Fantástico!!!


This Is Where We Live from 4th Estate on Vimeo. Encontrámos AQUI